Sharing Time, um microfone, uma criança e muito aprendizado!

Autor: Stance Dual School News Publicado: 26/03/2024
Com o auxílio de um microfone e alguns papéis coloridos, a professora Izabella Farah idealizou e planejou uma sequência didática para aprimorar o discurso oral das crianças do K3. O projeto visa desenvolver habilidades como atenção, escuta ativa e protagonismo, dentro de uma abordagem coletiva e democrática. Ao dar liberdade para que a criança se expresse verbalmente diante de todos, compartilhando suas experiências e interesses, a professora não apenas coleta elementos para desenvolver a linguagem, mas também transmite a mensagem de que cada indivíduo tem um papel único e especial no grupo. 

O trabalho ocorre ao longo de todo o ano, e cada criança tem um momento de destaque para falar sobre o que desejar, sem cobranças quanto a temas ou estrutura das falas. A participação é voluntária, permitindo que aquelas que inicialmente não se sentem confortáveis em se expor possam ser incentivadas pelos relatos dos colegas. 

Cada semana, um aluno pode pegar o microfone e falar por aproximadamente 10 minutos, enquanto os demais participam como ouvintes, podendo interrompê-lo apenas para fazer perguntas. Neste momento, a professora ressalta: “Remember: it’s not about us. It’s about him! It’s his moment to speak. If we want to say something, we have to ask questions to him.” 

Ao longo da fala, a professora registra as colocações da criança em um papel colorido e auxilia os demais a pensar na pertinência de suas questões para o colega. Ao final, esse papel é ilustrado com a foto da criança e é colocado em um dos murais da sala. Esses registros mostram às crianças que suas vozes são valorizadas e pertinentes dentro do grupo, incentivando novas conexões e reflexões à medida que o mural é preenchido ao longo do tempo.

Uma proposta envolvente e significativa, que contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional de nossos pequenos!









Comentários

    Nenhum comentário até o momento.

    Envie um comentário

    Novidades

    Veja mais

    Próximos eventos

    Veja mais

    Facebook

    Informações importantes sobre cookies
    Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nosso Política de Privacidade.