Desenvolvimento ético e moral



Parte da missão da escola é promover o desenvolvimento sócio-afetivo-intelectual dos alunos, o que compreende a dimensão moral e ética.

A escola é um dos primeiros lugares de convivência das crianças fora de casa, portanto, é onde eles aprendem os três grandes eixos do trabalho de orientação educacional no que diz respeito ao desenvolvimento ético e moral: viver em grupo (aprender a viver com os outros), ser aluno (aprender a conhecer e aprender a fazer) e ser eu mesmo (aprender a ser).

Diversas atividades são desenvolvidas na escola com esses propósitos, das quais três merecem destaque:


1. Rodas de Convivência. Ocorrem periodicamente e possibilitam momentos ricos de discussão e reflexão com vistas à melhoria da convivência na vida coletiva. Através do diálogo, os estudantes podem repensar suas atitudes e pontos de vista, expressar suas opiniões, questionar, buscar soluções para os conflitos, enfim, perceber-se como parte importante do grupo com responsabilidades, direitos e deveres.

2. Equipe de Ajuda. Este projeto é uma prática de prevenção ao bullying e outras formas de violência na escola. A equipe é formada por representantes voluntários de todas as séries, eleitos por seus colegas, preparados para agir como referência na mediação e resolução de conflitos entre pares.  Reportagem sobre esse projeto.

3. Ações Sociais. Os alunos organizam trabalhos sociais desde pequenos, aprendendo o valor de doar não apenas coisas materiais em campanhas de arrecadação, mas também seu tempo e talento em projetos voluntários. O objetivo principal das ações sociais é a mobilização e participação de toda a comunidade escolar em ações solidárias, muitas vezes integradas a projetos curriculares interdisciplinares. 
Clique para conhecer todos os projetos de ação social da escola.


Informações importantes sobre cookies
Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nosso Política de Privacidade.