Abordagem Sócio-Histórico-Cultural


Nossa escola segue a linha vygotskiana, conhecida como socioconstrutivista, ou sociointeracionista, ou ainda abordagem sócio-histórico-cultural. Isso significa que os alunos aprendem a partir da relação com o outro, que pode ser os colegas, os professores ou os autores dos textos lidos em sala de aula. Essa abordagem pressupõe que o conhecimento se construa social, cultural e historicamente e esteja em constante movimento.

Os fatos científicos mudam ao longo do tempo, por exemplo: há poucos anos, estudos constatavam que não poderiam acontecer furacões no Oceano Atlântico no hemisfério sul. No entanto, devido à interferência humana na natureza, hoje em dia já se afirma que é possível ocorrer um furacão no Brasil.

Assim, o estudo conceitual contextualizado histórica e culturalmente deve trazer perspectivas diferentes para serem avaliadas em sala de aula. Sempre em conexão com situações de vida real, os estudantes assimilam os conceitos para além dos muros da escola e se posicionam considerando diversos pontos de vista discutidos com a mediação dos professores.

Um exemplo desse trabalho é o estudo sobre a evolução das tecnologias, como a aviação. Uma fonte brasileira cita Santos Dumont como o pai de aviação, enquanto uma fonte americana aponta os Irmãos Wright. Uma vez que têm acesso a essas diferentes posições, os alunos podem escolher conviver com essas ideias ou criar a sua própria postura, com base em fatores variados pesquisados.

O importante é que os alunos são colocados constantemente em situações de reflexão a partir das quais podem escolher e analisar criticamente os conteúdos curriculares de uma forma que faça sentido em suas vidas.



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