Nossa escola prioriza a formação integral dos alunos: acadêmica e intelectual; ética, moral e socioafetiva; e física. Entre as várias atividades escolares, existem quatro propostas com objetivo de formação para saúde e bem-estar que merecem destaque.
Educação Física
O movimento é a primeira linguagem
significante de uma criança para se comunicar com seu meio. Com o corpo ela
constrói sua aprendizagem tocando, provando, manipulando e experimentando tudo
ao seu redor.
A partir do Ensino Fundamental, os alunos participam de diferentes atividades corporais para a iniciação esportiva, sempre partindo do desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras para uma prática saudável e cooperativa. As questões afetivo-emocionais e os valores éticos norteiam as intervenções docentes, visando o convívio social propício para a aprendizagem e auxiliando a formação de hábitos e atitudes positivas para o equilíbrio energético e emocional.
Nos anos finais do Ensino Fundamental têm início os treinos esportivos de handebol, voleibol, futsal e basquetebol, além de atividades recreativas e pré-desportivas, trabalhando também aspectos científicos, como noções básicas de fisiologia do esforço, controle da frequência cardíaca e gasto energético. Além disso, a partir do 2º ano, os alunos já participam (opcionalmente) de atividades competitivas com outras escolas e clubes, o que lhes possibilita o convívio social em espaços diversificados e a percepção natural de seus próprios limites e condições de superação.
Natação
A escola possui piscina própria e promove aulas curriculares de natação para crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 duas vezes por semana, e no Ensino Fundamental 2 como atividade opcional.
O trabalho de natação realizado com as crianças da Educação Infantil está voltado para a descoberta do eu, a consciência corporal, a lateralidade, o equilíbrio, a integração social e o respeito aos companheiros. As aulas devem fornecer um ambiente agradável que proporcione às crianças prazer, alegria, motivação e participação integral.
Depois, no Ensino Fundamental, com os alunos já adaptados ao meio líquido, o curso se volta para o aprendizado dos nados crawl, costas, peito e borboleta. São propostas atividades para aprimorar técnicas a fim de que o aluno chegue ao 5º ano com domínio dos quatro estilos e, ao mesmo tempo, tenha consciência da importância da prática esportiva em benefício da saúde.