Tecnologia e Inovação Educacional






TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
abordagem centrada no desenvolvimento da agência humana

Você sabia que a Stance Dual possui uma área dedicada à pesquisa e gestão da tecnologia em contexto educacional? Embasada por pesquisas nacionais e internacionais, essa área se dedica a constantes investigações, de forma a lidar com os desafios da tecnologia no cenário contemporâneo.
A área de tecnologia educacional nasceu integrada aos princípios da instituição, e por essa razão defende uma postura humanista e centrada no desenvolvimento da agência humana. Isso significa que na Stance Dual a tecnologia é um dos elementos impulsionadores de aprendizagem e do desenvolvimento do cidadão contemporâneo.
Como parte de um ecossistema, a tecnologia é intencionalmente integrada às áreas do conhecimento e constantemente gerenciada para que o uso educacional reflita na formação do cidadão para o mundo atual e futuro.

Na Stance Dual a tecnologia está inserida no contexto educacional de duas formas:
* como área de conhecimento específico, trabalhada em uma disciplina curricular obrigatória.
* como área transversal, através das Práticas Integradas ao currículo de todas as áreas.

Disciplina curricular do Year 1 ao Year 9
A disciplina curricular é obrigatória  e prevê o trabalho em três eixos:
1. pensamento computacional,
2. letramento científico e digital,
3. empreendedorismo social e inovação.
Conteúdos específicos de um dos três eixos são trabalhados a partir de uma abordagem baseada em projetos, a qual evidencia o letramento científico a partir do STEAM.



Práticas Integradas: indicadores transversais
A área de Práticas Integradas visa a integração das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ao currículo escolar de todas as disciplinas. Ela possui indicadores próprios que visam a orientação e adequação do trabalho pedagógico integrado à tecnologia digital por parte dos professores, de forma a garantir a formação do cidadão digital.
Com apoio de um profissional especializado garantimos a interlocução das observáveis (Imagem1) de tecnologia ao currículo das áreas, valorizando a agência humana - criativa, crítica, responsável e ética - em um cenário global hibridizado e de exponencial mudanças provindas dos avanços tecnológicos.

Cidadania Digital
Diante das especificidades da sociedade atual e visando a formação do cidadão digital, o currículo de Tecnologia Educacional inclui uma área dedicada ao tema "Cidadania Digital".
Na escola, do 1° ao 9° ano, trabalhamos os conteúdos relacionados à cidadania digital de acordo com cada faixa etária, em colaboração entre a equipe de tecnologia e equipe docente durante as aulas semanais de Orientação Educacional (OE) e mensais no Dual Day. Essa abordagem garante um espaço para dúvidas, orientações e reflexões sobre o uso da tecnologia, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

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