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Desde 1999, o Comitê da Cultura de Paz desenvolve atividades permanentes inspirando e estimulando iniciativas que contribuam na construção de um mundo justo, compassivo, sustentável e equânime para todos os que nele vivem.
Nossa escola, motivada por essas ações, acredita que a Educação Ambiental é uma ferramenta para a mudança. O exercício de convivência entre seres humanos, o respeito pelas diferenças, a valorização do diálogo e a postura sustentável em relação aos recursos naturais são pilares de nosso trabalho educacional que se apoia, desde 2000, nos princípios da Carta da Terra, da Agenda 21 implementada pela ONU em 1992, e nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (17 ODS), que fazem parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030.
O Movimento Escola pelo Clima surge para criar uma comunidade de instituições de ensino que atuem como protagonistas na causa climática. O projeto busca inspirar a inclusão da pauta nas escolas, como ferramenta para construção de um mundo em que todos sejam capazes de buscar soluções para a crise climática.
Em 2020, a Stance Dual recebeu um convite da cofundadora da Reconectta, Lívia Ribeiro, nossa ex-aluna, para participar do Movimento Escolas pelo Clima. O objetivo é abordar a emergência climática e criar uma rede onde estudantes e educadores possam colaborar na criação de ações em prol de um mundo mais sustentável.
Com orgulho, compartilhamos que recebemos o selo de nível 4 por desenvolver ações de conscientização climática junto à nossa comunidade, além de participar ativamente dos Congressos Escolas pelo Clima ao longo desses anos.
Na Stance Dual, são realizadas diversas atividades para promover a responsabilidade socioambiental. Seguem alguns exemplos:
1. Datas comemorativas: Anualmente, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial da Água com importantes atividades que envolvem toda a escola, incluindo leituras e eventos especiais para a comunidade.
2. Jardinagem: Alunos de Educação Infantil e 1º ano têm aulas regulares de jardinagem, numa abordagem que vai do campo (do cultivo) à mesa (o consumo de alimentos), valorizando também a alimentação natural e saudável.
3. Educação Ambiental: Ao longo do ano, alunos de Ensino Fundamental Anos Iniciais têm aulas de educação ambiental na disciplina “Amigos do Planeta”. São trabalhados os seguintes temas para reflexão e ação:
- 2º ano: Posse Responsável, o respeito pelos animais.
- 3º ano: Educação para a paz: promoção de mudanças.
- 4º ano: Diálogo: fonte de transformação.
- 5º ano: Valorização dos recursos naturais: qualidade de vida.
4. 8 Rs ( · Reduzir · Reutilizar · Reciclar · Respeitar · Reparar · Responsabilizar-se · Repassar · Recusar); Diariamente, os alunos também são envolvidos no processo de triagem do lixo para descarte e dos resíduos para reciclagem, reaproveitamento e compostagem, em projetos curriculares interdisciplinares no 5º ano.
5. Preservação das áreas verdes: Nossa escola realiza um trabalho cuidadoso e holístico de preservação dos espaços verdes que possui, o que nos faz um oásis em pleno centro urbano, preparando os alunos para uma atitude responsável perante o mundo a sua volta.