Informações importantes sobre cookies
Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nosso
Política de Privacidade.
Projetos Sociais
O eixo de Ação Social e Voluntariado tem entre seus objetivos a mobilização e participação de toda a comunidade escolar em diversas ações solidárias. Nesse quadro, são realizadas campanhas de arrecadação e de conscientização pública para o trabalho voluntário. A maior parte dessas ações está ligada a projetos interdisciplinares do currículo da Stance Dual.
A equipe de ajuda lançou uma breve campanha com o objetivo de oferecer suporte e positividade para colegas e comunidade Stance Dual neste período que estamos vivendo.
Gravaram um vídeo com frases motivacionais , escolhidas e pesquisadas pelos alunos e divulgaram nas salas de aula do Fundamental (Anos Finais 6º a 9ºano) no sistema remoto.
APAF - Associação Paulista de Apoio à Família
A Associação foi criada em outubro de 2004 por pais e amigos da escola Stance Dual School com o objetivo de trabalhar com mulheres e crianças da comunidade que viviam nos arredores da escola em situação de vulnerabilidade social, dando a elas chances de inserção, interrompendo assim, o ciclo de exclusão social estabelecido. Para atingir essa meta, foram criados dois espaços voltados à educação: Creche Aconchego e Espaço Iluminar.
A Associação foi criada em outubro de 2004 por pais e amigos da escola Stance Dual School com o objetivo de trabalhar com mulheres e crianças da comunidade que viviam nos arredores da escola em situação de vulnerabilidade social, dando a elas chances de inserção, interrompendo assim, o ciclo de exclusão social estabelecido. Para atingir essa meta, foram criados dois espaços voltados à educação: Creche Aconchego e Espaço Iluminar.
EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO – CONTRIBUIÇÃO NAS CAMPANHAS
A participação dos alunos dessa faixa etária nas campanhas é indireta. Isto é, eles ainda não são responsáveis pela organização de campanhas, mas contribuem com doações de itens selecionados com a ajuda dos pais.
2º ANO – SACOLINHAS DE FINAL DE ANO
As turmas de 2º ano estreiam no trabalho social com a montagem das sacolinhas de presentes para as crianças das creches Aconchego (uma das iniciativas da APAF, organização não governamental fundada e mantida pela Stance Dual e por pais de alunos) no final do ano. Esta ação social faz parte de um projeto interdisciplinar sobre os Direitos Universais das Crianças, em História, e a doação de tempo e talento, em Educação Financeira.
3º ANO – CAMPANHA DO LIVRO
O 3º ano é responsável pela Campanha do Livro, que acontece normalmente em abril, quando lembramos o nascimento de Monteiro Lobato. A intenção é oferecer livros arrecadados a instituições carentes de São Paulo, assim como promover trocas entre alunos e funcionários da Stance Dual.
Essas ações se baseiam em princípios da economia solidária: substituir o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação; e valorizar o trabalho, o saber e a criatividade humana em lugar do capital e da propriedade.
4º ANO – CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS E LEITE
Entre as campanhas promovidas pelo 4º ano, destaca-se a do Brinquedo e a do Leite. Os alunos trabalham em prol da arrecadação desses itens para instituições carentes.
5º ANO – CAMPANHA DOS PÉS PROTEGIDOS, COMIDA E ROUPAS e CAMPANHA DE RECICLAGEM ELETRÔNICA
Alunos de 5º ano são responsáveis por diversas campanhas que envolvem toda a comunidade escolar a fim de arrecadar doações para pessoas necessitadas e conscientizar o público da importância das questões sociais e ambientais.
6º ANO – INSTITUTO LARAMARA
Em parceria com a Associação Laramara, os alunos de 6º ano estudam as necessidades das pessoas portadoras de deficiência visual na cidade de São Paulo e propõem ações de reparação. Os estudantes se engajam na arrecadação de fundos ao longo do ano e obtêm doações significativas que possibilitam até mesmo a aquisição de máquinas Braille. Os alunos também escrevem cartas a autoridades locais para chamar a atenção, por exemplo, para a importância da instalação e manutenção de semáforos sonoros a fim de garantir a segurança e a qualidade de vida de deficientes visuais.
7º ANO – ESCOLA HELEN KELLER
No 7° ano, a Orientação Educacional deve contemplar a sensibilização para a questão das necessidades especiais, com foco em deficiências auditivas e na importância do respeito à diversidade. No contexto de um projeto curricular interdisciplinar, em parceria com a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller, os alunos estudam sobre deficiência auditiva e a vida de portadores de deficiência em sociedade. Eles conhecem crianças e adolescentes da escola Helen Keller, aprendem sobre cultura surda e língua de sinais brasileira, e depois recebem esses alunos em nossa escola.
8º ANO – ASSOCIAÇÃO VICENTINA DA VILA MASCOTE
Estudantes de 8º ano aprendem sobre velhice num projeto curricular interdisciplinar, que inclui visitas à Associação Vicentina da Vila Mascote. Os alunos avaliam as necessidades dos residentes e elaboram um plano de ação. São realizadas atividades de entretenimento e lazer e também o desenvolvimento de projetos de infraestrutura para melhorar o espaço físico da casa de repouso, com recursos arrecadados ao longo do ano pelos estudantes. O encontro entre gerações é muito tocante e permeado de respeito e fraternidade, valores de nossa instituição.
9º ANO – ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA PARA DEFICIENTES (ADD)
O projeto de ação social do 9º ano está voltado para a conscientização sobre o tema das necessidades especiais, com foco em deficiências físicas e no papel do esporte em processos de recuperação. No contexto de um projeto curricular interdisciplinar, e em parceria com a Associação Desportiva para Deficientes (ADD), os alunos têm a oportunidade de visitar o Centro Paralímpico Brasileiro, centro latino-americano de referência em esportes paralímpicos, onde podem conversar e jogar com atletas do time juvenil de basquete em cadeira de rodas. Eles também assistem à palestra de um atleta paralímpico que conta sua história e os desafios que enfrenta.
Empreendendorismo Social
Empreendedorismo Social da Stance Dual cria Jogos Educativos e Biblioteca para o Pós-Escola da APAF
Como parte do DUAL DAY, no Ensino Fundamental 2, a Stance Dual oferece a disciplina de Empreendedorismo Social, que possibilita aos estudantes exercer seu protagonismo juvenil aliado ao ativismo social, criando e executando projetos em prol da cidadania.
Durante o mês de abril, as aulas de Empreendedorismo Social que acontecem no Dual Day serão em forma de oficina. Elas proporcionarão também a criação de uma campanha para a ONG Entrelãçadas, que confecciona toucas e cabelos de lã para crianças com câncer.
Através desses projetos, os estudantes e suas famílias valorizam a ação social por meio de ações empreendedoras. Nossa escola, enquanto centro de promoção da cidadania, tem por objetivos:
• Contemplar a dimensão social e comunitária da educação.
• Potencializar novos mecanismos de participação dos adolescentes e consolidar os já existentes.
• Garantir um espaço de discussão, reflexão e proposição mais livre e autônomo do que o habitualmente experimentado em sala de aula.
• Propiciar vivências que contribuam para a construção de vínculos com pessoas e realidades diferentes das suas.
• Promover atitudes e valores em favor do respeito às diferenças individuais, da solidariedade e da autonomia de ação.
• Favorecer iniciativas que contribuam com a participação dos alunos em ações de cidadania e sua corresponsabilidade em projetos de transformação.