A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: lang

Filename: controllers/Blog.php

Line Number: 48

Stance Dual - Escola Bilíngue em São Paulo
A escola como lugar de acolhimento

A escola como lugar de acolhimento

Prezados Pais,

Nas últimas semanas, o suicídio de dois estudantes causou comoção em nossa sociedade e levantou a questão sobre como abordar esse tema com crianças e adolescentes, dentro e fora do ambiente escolar.

Nós da Stance Dual entendemos que a escola não deve se omitir diante de questões humanas tão profundas, no entanto, é preciso orientar a reflexão considerando a faixa etária dos alunos. Também acreditamos na envergadura de nosso Projeto Político Pedagógico, traduzido diariamente em um trabalho extremamente cuidadoso feito pela Orientação Educacional em parceria com a Coordenação Pedagógica e o Corpo Docente. Nosso currículo contempla princípios, valores e temáticas que educam e preparam nossos alunos não apenas para os percalços da trajetória acadêmica, mas também para os desafios da convivência em diferentes esferas da vida em sociedade. 

Assim, enfatizamos nosso trabalho de Orientação Educacional que atua simultaneamente em três níveis distintos, explicitados abaixo: 

(1) Equipes de ajuda: projeto pioneiro no Brasil, alinhado com um modelo nascido na Europa, trata-se de um time de alunos e alunas, eleitos por seus pares, que colaboram para que a convivência entre os estudantes seja mais harmônica. Nas semanas subsequentes ao incidente, os integrantes dessas equipes ajudaram, apoiaram e escutaram os colegas mais sensibilizados, utilizando estratégias de gerenciamento de conflitos pessoais aprendidas em cursos de formação continuada.

(2) Capacitação de professores: a escola investe na capacitação constante dos professores não apenas no âmbito técnico, através de assessorias especializadas e acompanhamento pedagógico, mas também propiciando oportunidades para o aperfeiçoamento de habilidades inter e intrapessoais, para que possam atuar em suas áreas específicas de modo abrangente e integrador, acolhendo, ouvindo e encaminhando, como aconteceu nesses dias com os alunos que precisaram de apoio individual.

(3) Coordenação e Orientação Educacional: gerencia as equipes de ajuda e orienta a capacitação dos professores, além de estar sempre pronta para o atendimento individualizado aos alunos e pais, o que foi intensificado nessas últimas semanas. A orientação divulgou material de apoio aos pais, buscando estimular reflexões, como no caso do texto sobre YouTubers, enviado para ajudar as famílias a observar a exposição das crianças na internet e acompanhar o uso que fazem das mídias.

Dessa forma, a escola está sempre aberta ao diálogo, proporcionando o acolhimento necessário aos alunos, e atenta às discussões e reflexões de nosso tempo. Os pais e as famílias obviamente desempenham um papel crucial nesse processo de acolhimento e aprendizagem, por isso, periodicamente, compartilhamos textos, vídeos e materiais relevantes que podem nos auxiliar em nosso papel de educadores, cuidando de nossas crianças e adolescentes e fortalecendo-os.

Atenciosamente,
STANCE DUAL SCHOOL

Comentários

    Nenhum comentário até o momento.

    Envie um comentário

    Novidades

    Veja mais

    Próximos eventos

    Veja mais

    Facebook