Produção de protocolo para uso de IA no ambiente escolar


É possível usar inteligência artificial nas aulas de produção textual? Quais suas oportunidades e seus riscos? E quais valores orientariam esse emprego? Tais questões, oriundas da constatação de que há um uso inadvertido de IA’s no ambiente escolar, orientou o trabalho das salas de nono ano na produção de um protocolo de uso de inteligência artificial para o ambiente escolar. 

Guiados pelo desenvolvimento dos valores de criatividade estético-intelectual, conhecimento sócio-histórico-cultural e autonomia responsável, pilares da Stance Dual, os estudantes, nas aulas de Língua Portuguesa, foram instigados a analisar os contextos e os objetivos de uso da IA no ambiente escolar, bem como os valores éticos, os riscos e os procedimentos para seu uso na sala de aula. Para tanto, divididos em grupos de trabalho organizados com diferentes propostas e finalidades, os estudantes contaram com uma bibliografia que possibilitou inúmeras reflexões e entusiasmadas discussões.  

Por fim, o produto desse trabalho, o protocolo, foi compartilhado, por meio de uma prática situada (estratégia pedagógica cujo objetivo é sensibilizar um grupo a partir de uma vivência contundente sobre um assunto em foco), com os estudantes dos oitavos anos. 

Este projeto contemplou, nas aulas de Língua Portuguesa, a leitura, análise e síntese de textos expositivos, bem como a produção de uma apresentação oral e a elaboração de uma aula.  


Comentários

    Nenhum comentário até o momento.

    Envie um comentário

    Novidades

    Veja mais

    Próximos eventos

    Veja mais

    Facebook

    Informações importantes sobre cookies
    Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nosso Política de Privacidade.