Informações importantes sobre cookies
Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nosso
Política de Privacidade.
Semana do Meio Ambiente 2024 - Conhecer para transformar
Diariamente, vemos nos meios de comunicação notícias alarmantes sobre eventos drásticos pelos quais os seres humanos estão passando devido à crise climática. Muitas vezes, a falta de conhecimento nos impede de agir para minimizar nossa “contribuição” para esse cenário. Pensando nisso, a Semana do Meio Ambiente deste ano trouxe convidados que abordaram diferentes temáticas com o objetivo de compartilhar conhecimentos e propor ações que contribuam para um planeta sustentável para as futuras gerações.
Conheça o que esteve em pauta:
Ralf Toenjes, com uma visão focada no presente e um olhar atento ao futuro, enfatizou a importância de tomar decisões conscientes hoje para construir um amanhã mais sustentável. Seu engajamento teve início com um projeto na faculdade que ultrapassou as barreiras tradicionais da política, concentrando-se em um desafio global: a saúde oftalmológica das pessoas mais vulneráveis.



Os alunos do 4º, 5º e 7º anos tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com um indígena que tem como meta valorizar a contação de histórias dos anciãos indígenas, para que essa tradição não se perca ao longo do tempo. O jovem Maickson Serrão, natural da vila de Boim, comunidade ribeirinha da região do Tapajós-PA, é indígena, jornalista, podcaster e professor da rede pública de Manaus-AM. Ele é aluno regular do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, nível mestrado acadêmico, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e sempre teve interesse na comunicação como ferramenta de transformação.
Nossos estudantes tiveram a oportunidade de fechar os olhos e ouvir a história “A origem da noite”. Foi uma viagem pelo imaginário.



Representantes do Greenpeace abordaram o tema "Desmatamento no Cerrado". Apesar do cenário de queda na Amazônia, o Cerrado perdeu 7.852 km² de vegetação nativa em 2023, um aumento de 43,73% em comparação ao ano anterior, segundo o sistema de alertas de desmatamento. O segundo maior bioma do Brasil já perdeu metade da sua vegetação nativa, e o desmatamento segue aumentando. Nossos alunos do 5º ano participaram de um divertido quiz, se divertiram e aprenderam.


No encontro com o bioquímico e farmacêutico Domingo Melero Sancho, os alunos do 7º e 9º ano conheceram os impactos que os produtos cosméticos e farmacêuticos têm no meio ambiente e na sociedade. Foram compartilhadas práticas sustentáveis que cada um pode adotar em prol da preservação do nosso planeta.


Os alunos de 6º e 8º ano conheceram o incrível trabalho desenvolvido por Adriana, nossa bibliotecária e fundadora do Projeto de Ação Social Entrelãçadas, que aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 10, da Agenda 2030, com foco na saúde e bem-estar e na redução das desigualdades. Adriana relatou que seu olhar socioambiental teve início na infância, quando acompanhava sua mãe em atividades sociais. Ela compartilhou emocionantes histórias de sua experiência com crianças e idosos e se comoveu ao citar que vive, a cada dia, diferentes sensações proporcionadas pelo ato de doar.


A convidada Dra. Maria Christina M. Gueorguiev, advogada e sócia de Veirano Advogados, coordenadora da área ambiental e de mudanças climáticas, fez uma palestra para os alunos de 8º e 9º ano sobre a Migração Climática. Ela destacou as consequências da emergência climática, enfatizando que os grupos que menos contribuíram para o avanço das mudanças climáticas são os que mais sofrem com suas consequências. Ao final da discussão, os alunos participaram fazendo perguntas.


Os alunos do 4º ano refletiram sobre o consumo responsável durante o encontro com as irmãs Verdes Marias, criadoras de um movimento que busca inspirar pessoas a adotarem uma vida mais sustentável por meio de microrrevoluções em suas rotinas. Eles participaram de uma brincadeira na qual demonstraram muitos conhecimentos.


Uma Gincana Sustentável foi organizada pelo nosso professor de Educação Física, Paulo, para os alunos de 2º e 3º ano. Através de uma divertida caça ao tesouro, eles refletiram sobre atividades físicas, sono, alimentação saudável e atitudes diárias que cuidam do corpo e promovem a saúde e o bem-estar (ODS 3).


Nas aulas de jardinagem, o K2 plantou células de alface, que são alfaces recém-germinados, praticamente bebês. Os alunos do K3 semearam flores em potinhos, que levaram para casa para observar seu crescimento. O K4 criou bombinhas de sementes, utilizando bolinhas de papel reciclado feitas por eles, com sementes de várias flores dentro. Depois, levaram essas bombinhas para casa com a missão de lançá-las em áreas com pouca vegetação, ajudando a tornar o ambiente mais florido. Uma muda de Jatobá, originária da Mata Atlântica, foi plantada pelos alunos do Kinder 5 em um canteiro próximo ao parque.
Os alunos do 1º ano semearam microverdes, que são brotos de cenoura e alface. Em poucos dias, esses brotos estarão prontos para a colheita e poderão ser utilizados em saladas ou sanduíches.


Foram atividades intensas e muito produtivas. Temos a certeza de que contribuíram para a formação socioambiental de toda a comunidade Stance Dual. Afinal, precisamos conhecer para cuidar!


Foram atividades intensas e muito produtivas. Temos a certeza de que contribuíram para a formação socioambiental de toda a comunidade Stance Dual. Afinal, precisamos conhecer para cuidar!
Comentários
Nenhum comentário até o momento.
Erro ao cadastrar seu comentário, tente novamente!
Envie um comentário