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Reflexão e conscientização na Stance
O tema do uso racional da água está sempre presente nas atividades curriculares da escola, tanto nas disciplinas regulares quanto nas aulas de Educação Ambiental Carta da Terra/Agenda 21.
Desde 2015, com o lançamento da Agenda 2030 pela ONU, a água tornou-se um dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS). O objetivo número 6 visa garantir a gestão sustentável e o acesso à água e ao saneamento para todos até 2030. No entanto, apesar dos progressos significativos, muitas pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso a água potável e saneamento básico.
Neste ano, dedicamos atenção especial às interconexões entre a água e a Crise Climática (ODS 13), principalmente no que diz respeito às enchentes, incêndios, ondas de calor, recordes de temperatura e o aumento de eventos extremos. O excesso de chuvas traz ainda uma preocupação adicional, propiciando a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, entre outras doenças.
Diante desse cenário, diversos projetos escolares foram desenvolvidos. Os alunos do 2º ano compreenderam a importância do uso racional da água por meio do vídeo "Economizar água", da Turma da Mônica e fizeram um brinquedo com uma mensagem de conscientização. Já os alunos do 3º ano iniciaram a campanha "Todos contra a Dengue".
Com os estudantes do 4º ano, exploramos a poluição dos mares e rios através do documentário "Estamos criando um oceano de plástico?", do Projeto Mares Limpos, enfatizando a necessidade de cuidar da água e dos resíduos. Além disso, analisamos o objetivo 14 da Agenda 2030 “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável” e concluímos a importância do ser humano consciente para a transformação do cenário de devastação atual.
A Declaração Universal dos Direitos da Água foi discutida com os alunos do 5º ano, que elaboraram um painel para conscientizar seus colegas sobre a importância de preservar esse recurso natural.
Aprecie esses momentos de reflexão e conscientização.
A Biblioteca da Stance apresentou uma cuidadosa seleção de imagens e textos sobre o tema Climate Refugees, visando instigar a comunidade a refletir sobre essa questão premente.
A mediação dos professores desempenhou um papel crucial na compreensão dos alunos sobre as causas e consequências da crise climática, sempre considerando as particularidades de cada grupo. Enquanto os alunos do 1º ano exploraram imagens e livros informativos direcionados ao público infantil, os do 5º ano foram desafiados a ponderar sobre o impacto da crise climática no ciclo hidrológico e nos deslocamentos humanos involuntários em busca de refúgio e ambientes mais acolhedores.
Para concluir, o professor de Geografia conduziu uma atividade utilizando o livro premiado Dois Meninos de Kakuma, lido pelos alunos do 8º ano, permitindo-lhes estabelecer conexões entre o tema dos refugiados e desastres ambientais recentes, como os ocorridos em Brumadinho e as enchentes no litoral paulista.
Foi uma verdadeira troca enriquecedora de conhecimentos!
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