Dia Nacional de Combate ao Bullying - EF1

1º ano

No Dia Nacional de Combate ao Bullying, as crianças de 1º ano entraram em contato com o tema aprendendo sobre o que o caracteriza e quais as formas de agir ou de reagir nessas situações.

O material de apoio utilizado teve como lema "Be a Buddy, not a Bully", que possibilitou ampliar a discussão sobre a adequação das brincadeiras, o estabelecimento de combinados, o empréstimo de brinquedos, o respeito às diferenças etc.

Confira um pouco do que foi este trabalho!







2º ano

As crianças de 2º ano discutiram as interações sociais na escola. Por meio de rodas de conversa, elas puderam expor seus pensamentos e contrapor argumentos dos colegas, ampliando suas formas de compreender e pensar sobre o assunto.

Com o apoio do material "Be an Up Stander", os alunos também criaram um repertório de atitudes caso presenciem uma situação de Bullying. Nas aulas de língua portuguesa, também aprofundaram seus conhecimentos sobre os papéis das pessoas envolvidas, o que possibilitou uma reflexão crítica sobre as atitudes no contexto escolar como um todo.



3º ano

As relações interpessoais na escola e suas implicações para o desenvolvimento socioafetivo dos alunos sempre foi tema de muita relevância na Stance Dual School.

O 3º ano aprendeu o que é Bullying diferenciando-o de conflitos comuns à convivência escolar. Os alunos também discutiram estratégias para ajudar crianças que possam estar nessa situação. Com o apoio do material "The Juice Box bully, say something or dare", pensaram em como agir quando notarem que algum colega está sendo vítima de Bullying.

Também puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o que é ser um bystander e um upstander e refletir sobre o impacto das nossas ações na vida das pessoas e no mundo.


4° ano

O Projeto de Convivência, na Stance, prevê ações com o objetivo de dar sentido à vida em comunidade, melhorar o ambiente escolar e construir valores como igualdade, tolerância, respeito mútuo e não violência. Nessa perspectiva, possibilitamos no final de março e início de abril reflexões com os alunos de 4º ano acerca do conceito de Bullying, listando suas causas, consequências e possíveis práticas para evitá-lo.

Todo trabalho foi realizado a partir de vídeos, de questionários e da literatura, que fomentam o posicionamento diante de situações de Bullying, o planejamento de ações preventivas, a busca de soluções e, consequentemente, a construção de um ambiente mais harmonioso. Nesta semana, especificamente, assistimos a um trecho do filme “Ponte para Terabithia” focando nos aspectos que envolvem a cena, como os participantes, suas atitudes e o local do ocorrido.

A partir dessa discussão, procuramos aproximar os alunos de situações de Bullying e seus desdobramentos que afetam o convívio. Além disso, foi trabalhado o vocabulário específico da língua inglesa que envolve os participantes: bully: autor, target: alvo e bystanders: espectadores de Bullying. 









5° ano
As professoras de 5° ano realizaram uma conversa com os alunos sobre o Dia Nacional de Combate ao Bullying e retomaram os três papéis que existem na situação: autor, vítima e expectadores.

Além disso, os alunos responderam a um questionário anônimo sobre a frequência com que vivenciam situações de Bullying. Depois, viram algumas cenas do filme "Ponte para Terabithia" para exemplificar e discutir situações de bullying. Como fechamento deste trabalho, fizeram um painel para colocar na porta das salas de aulas com dizeres: “Espalhe gentileza como confetes”.






Comentários

    Nenhum comentário até o momento.

    Envie um comentário

    Novidades

    Veja mais

    Próximos eventos

    Veja mais

    Facebook

    Informações importantes sobre cookies
    Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nosso Política de Privacidade.