Água: fonte da vida!

Autor: Stance Dual School News Publicado: 30/03/2026
A água está presente em cada gesto do nosso dia, embora muitas vezes passe despercebida. Transparente, silenciosa e poderosa, ela percorre rios, abastece cidades, alimenta a natureza e sustenta a vida. Essencial e insubstituível é um recurso que nos conecta e nos convida à responsabilidade. 

Aqui em São Paulo, sentimos de perto os contrastes dessa realidade. Em alguns momentos, vivenciamos a seca e a baixa nos reservatórios que garantem o abastecimento da cidade. Em outros, enfrentamos chuvas intensas que causam enchentes, deslizamentos e impactos significativos para muitas famílias. Esses extremos revelam um alerta importante: as mudanças climáticas e o aquecimento global já fazem parte do nosso cotidiano e exigem consciência, reflexão e ação. 

Na Stance Dual, transformamos essa reflexão em aprendizado significativo. Nas aulas de Educação Ambiental Amigos do Planeta, nossos alunos mergulham em conversas sobre o valor da água, refletem sobre sua importância, compreendem os impactos do desperdício e discutem atitudes concretas para um uso mais racional e responsável. 

E como compartilhar tudo isso? Com criatividade e propósito. 

Os estudantes dos 2º e 3º anos confeccionaram porta-escovas de dentes personalizados, registrando neles dicas práticas para economizar água no dia a dia — um lembrete funcional de que pequenas atitudes fazem grande diferença.  


Representantes do 2º ano

Já os alunos dos 4º e 5º anos produziram marcadores para as mesas do refeitório da escola, trazendo informações sobre o consumo consciente e destacando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especialmente o ODS 6 – Água Potável e Saneamento e o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, que reforçam a importância de repensarmos nossos hábitos para reduzir desperdícios e utilizar os recursos naturais de forma equilibrada.


Alunos de 4º e 5º ano na produção dos marcadores de mesa do refeitório.

Após a produção dos marcadores, algumas alunas visitaram os alunos das séries finais para compartilhar informações importantes sobre o uso racional da água.

Assim, cada espaço da escola se transforma em um convite à ação. Porque cuidar da água é mais do que fechar a torneira: é compreender seu valor, respeitar seus ciclos e assumir o compromisso de preservá-la.
Seguimos formando cidadãos atentos, sensíveis e protagonistas de um futuro mais sustentável. Afinal, cada gota conta — e cada consciência despertada também. 

O conhecimento é para ser compartilhado!




Comentários

    Nenhum comentário até o momento.

    Envie um comentário

    Novidades

    Veja mais

    Próximos eventos

    Veja mais

    Facebook

    Informações importantes sobre cookies
    Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nosso Política de Privacidade.