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Acolhimento, afeto e aprendizagem
Sentir-se parte de um grupo ou de uma comunidade é fundamental para o desenvolvimento emocional do ser humano.
Por essa razão, a Stance Dual acredita que a escola deve ser um espaço que, acima de tudo, desperte em seus alunos a sensação genuína de que cada um é um elo importante na composição de uma corrente muito maior.
Nesse sentido, “acolhimento" é palavra-chave e peça essencial na dinâmica escolar.
Acolher é receber com afeto, respeito e atenção, oferecendo ao aluno o apoio necessário para romper a barreira do desconhecido e aproximar-se, com mais segurança, daquilo que lhe parece tão desafiador. Trata-se de oferecer escuta ativa, criando espaço para que cada criança se expresse, mesmo quando sua fala ainda é pouco articulada.
Entendemos que esse tipo de prática não apenas oferece segurança e conforto aos alunos, como também favorece a aprendizagem, conforme demonstram estudos de Piaget, Wallon e Vygotsky, que evidenciam a estreita relação entre afeto e desenvolvimento cognitivo.
Esses estudos ficaram mais consistentes nos últimos anos, com o crescimento da Neurociência, que, ao apoiar-se em metodologias avançadas e dispositivos capazes de registrar funções cerebrais específicas, revelou com ainda mais precisão o impacto das relações afetivas no desenvolvimento de habilidades como atenção, memória e raciocínio.
Dessa forma, acreditamos que afeto é premissa e estratégia básica num contexto que se propõe a estimular e favorecer o desenvolvimento emocional, social e cognitivo de uma criança.
Na Educação Infantil, nos orgulhamos por ter uma equipe que compreende que o aprendizado é fortalecido por meio de pinceladas de acolhimento que permeiam o dia a dia de uma criança, no transcorrer de todo o ano, e não apenas nos primeiros dias de aula .
Um time que entende a importância de se usar estratégias significativas para cada grupo e aluno, compreendendo que, muitas vezes, a pista para se encontrar a melhor abordagem está no olhar de cada criança.





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