1.2. Aos 2 anos
O foco do trabalho no K2 é a adaptação. Nesta etapa, as crianças
começam a participar de mais um contexto de desenvolvimento, diferente
daquele a que estavam acostumadas até então. É o momento de entrada da
criança num mundo social mais amplo, representado pela escola.
A adaptação ao espaço escolar é um processo que tem início nesse
momento e percorre toda a Educação Infantil. Reconhecer as regras, a
comunicação e as relações de natureza diferente daquela oferecida pela
família, além de ampliar a convivência com outros adultos e outras crianças, é
um desafio que exige uma série de conquistas pela turma.
No ambiente escolar, a rotina traz segurança e confiança. As situações
cotidianas propiciam às crianças a possibilidade de antecipar o que já
conhecem. Dessa a forma, elas já sabem o que vão encontrar quando chegam
e o que farão depois de cada atividade, mostrando uma descontração cada vez
maior na escola.
Por meio das interações possibilitadas pelo ambiente, a criança depara-
se com novos modelos de relação e constrói vínculos não familiares que, por
sua vez, dão chance para que ela ressignifique, ao longo dos anos, os vínculos
já existentes na própria família.
Outro passo importante nesta etapa é a conquista da linguagem verbal,
quando a criança inicia o processo de não se reconhecer na fala do outro para
falar por si mesma.