Previous Page  7 / 25 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 7 / 25 Next Page
Page Background

1.2. Aos 2 anos

O foco do trabalho no K2 é a adaptação. Nesta etapa, as crianças

começam a participar de mais um contexto de desenvolvimento, diferente

daquele a que estavam acostumadas até então. É o momento de entrada da

criança num mundo social mais amplo, representado pela escola.

A adaptação ao espaço escolar é um processo que tem início nesse

momento e percorre toda a Educação Infantil. Reconhecer as regras, a

comunicação e as relações de natureza diferente daquela oferecida pela

família, além de ampliar a convivência com outros adultos e outras crianças, é

um desafio que exige uma série de conquistas pela turma.

No ambiente escolar, a rotina traz segurança e confiança. As situações

cotidianas propiciam às crianças a possibilidade de antecipar o que já

conhecem. Dessa a forma, elas já sabem o que vão encontrar quando chegam

e o que farão depois de cada atividade, mostrando uma descontração cada vez

maior na escola.

Por meio das interações possibilitadas pelo ambiente, a criança depara-

se com novos modelos de relação e constrói vínculos não familiares que, por

sua vez, dão chance para que ela ressignifique, ao longo dos anos, os vínculos

já existentes na própria família.

Outro passo importante nesta etapa é a conquista da linguagem verbal,

quando a criança inicia o processo de não se reconhecer na fala do outro para

falar por si mesma.