INTRODUÇÃO – Campos de Experiências
Na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das
crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira,
assegurando-lhes os direitos
de conviver, brincar, participar, explorar,
expressar-se e conhecer-se
. A organização curricular da Educação Infantil na
BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais
são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de
experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as
experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes,
entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
1.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
A Educação Infantil tem como objetivo promover situações de
aprendizagem que deem às crianças a oportunidade de estabelecer relações
de confiança, segurança e sociabilidade no meio em que convivem. Brincando,
elas experimentam outras formas de ser e pensar, desempenham vários
papéis sociais e ampliam seu conhecimento de mundo, constituindo, a partir
dessas vivências, a sua própria identidade.
Gradativamente, as crianças também desenvolvem atitudes de respeito
e colaboração, e participam de campanhas realizadas pelos alunos do Ensino
Fundamental. Nessas ocasiões, com a supervisão dos pais, buscam em
casa itens que não usam mais e podem ser doados a pessoas necessitadas.
O papel do professor é fundamental nesse processo, pois é ele quem cria
espaços, oferece materiais, planeja atividades e participa das brincadeiras.