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INTRODUÇÃO – Campos de Experiências

Na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das

crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira,

assegurando-lhes os direitos

de conviver, brincar, participar, explorar,

expressar-se e conhecer-se

. A organização curricular da Educação Infantil na

BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais

são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de

experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as

experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes,

entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.

1.

OBJETIVOS EDUCACIONAIS

A Educação Infantil tem como objetivo promover situações de

aprendizagem que deem às crianças a oportunidade de estabelecer relações

de confiança, segurança e sociabilidade no meio em que convivem. Brincando,

elas experimentam outras formas de ser e pensar, desempenham vários

papéis sociais e ampliam seu conhecimento de mundo, constituindo, a partir

dessas vivências, a sua própria identidade.

Gradativamente, as crianças também desenvolvem atitudes de respeito

e colaboração, e participam de campanhas realizadas pelos alunos do Ensino

Fundamental. Nessas ocasiões, com a supervisão dos pais, buscam em

casa itens que não usam mais e podem ser doados a pessoas necessitadas.

O papel do professor é fundamental nesse processo, pois é ele quem cria

espaços, oferece materiais, planeja atividades e participa das brincadeiras.