1.1. O eu, o outro e o nós
É na interação com os pares e com os adultos que as crianças
constituem um modo próprio de agir, sentir e pensar e descobrem que existem
outros estilos de vida, pessoas diferentes e variados pontos de vista. Conforme
vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na
coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os
outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres
individuais e sociais.
Ao mesmo tempo em que participam de relações sociais, as crianças
constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de
interdependência com o meio. Portanto, na Educação Infantil, é preciso criar
oportunidades para que entrem em contato com outros grupos sociais e
culturais, vivenciem diferentes atitudes, conheçam novos rituais de cuidados
pessoais e coletivos, costumes, celebrações e narrativas.
Nessas experiências, elas ampliam o modo de perceber a si mesmas e
aos outros, valorizam sua identidade, respeitam os demais e reconhecem as
diferenças que nos constituem como seres humanos.
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