Previous Page  6 / 25 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 6 / 25 Next Page
Page Background

1.1. O eu, o outro e o nós

É na interação com os pares e com os adultos que as crianças

constituem um modo próprio de agir, sentir e pensar e descobrem que existem

outros estilos de vida, pessoas diferentes e variados pontos de vista. Conforme

vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na

coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os

outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres

individuais e sociais.

Ao mesmo tempo em que participam de relações sociais, as crianças

constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de

interdependência com o meio. Portanto, na Educação Infantil, é preciso criar

oportunidades para que entrem em contato com outros grupos sociais e

culturais, vivenciem diferentes atitudes, conheçam novos rituais de cuidados

pessoais e coletivos, costumes, celebrações e narrativas.

Nessas experiências, elas ampliam o modo de perceber a si mesmas e

aos outros, valorizam sua identidade, respeitam os demais e reconhecem as

diferenças que nos constituem como seres humanos.

>

> VOLTAR >

>