Informações importantes sobre cookies
Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nosso
Política de Privacidade.
JORNADA PELO MEIO AMBIENTE 2025
Inspirando as futuras gerações!
Refletir sobre uma jornada socioambiental significa articular reflexões e ações baseadas nos pilares social, econômico e ambiental. A busca pelo desenvolvimento sustentável deve considerar planeta, pessoas, parcerias, prosperidade e paz. Diante dessa premissa, nossos alunos participaram de encontros com especialistas que colocam em prática a definição de um desenvolvimento justo e sustentável durante a nossa Jornada pelo Meio Ambiente.
Compartilhamos, aqui, momentos dessa trajetória, nos quais nossos alunos participaram ativamente, com relatos e questionamentos.
Com Fábio Rímoli, nossos estudantes conheceram o panorama da transição energética e o papel do Brasil como protagonista desse processo.

Roberta Negrini, fundadora do Movimento Eu visto o bem, destacou a importância do consumo consciente ("Eu quero ou eu preciso?"), do processo de economia circular na indústria têxtil e da profissionalização de mulheres em situação de vulnerabilidade, com inserção no mercado de trabalho.

A COP 30 (Conferência das Partes), evento que mobiliza a cidade de Belém, no Pará, foi o foco da apresentação de Maria Cristina Gueorguiev. Nossa convidada apresentou o histórico da conferência e apontou os desafios enfrentados pelas lideranças mundiais no enfrentamento da emergência climática.

As políticas públicas e o desenvolvimento sustentável foram abordados por Isadora Cohen, que diferenciou iniciativa privada de estatal, exemplificando como as políticas públicas fazem parte do nosso cotidiano.

Como a Inteligência Artificial pode ser uma aliada? Qual é seu impacto no planeta? Essas questões foram discutidas por Juliana Caetano durante o encontro com os alunos do 9.º ano. O debate foi muito produtivo e estimulou reflexões importantes entre os estudantes.

Um encontro com degustação foi muito bem recebido pela turma do 5.º ano, que pôde aprender, com a chef Vivi Gonçalves, a utilizar um ingrediente por completo no preparo de diferentes receitas. O foco na alimentação saudável e na redução do desperdício de alimentos uniu o sabor à conscientização.

Neste ano, as voluntárias do Greenpeace abordaram o tema da escassez hídrica com os alunos do 3.º e 4.º anos. Com os pequenos da Educação Infantil, houve contação de histórias e o plantio de sementes de milho vermelho.

Uma jovem inspiração: Catarina Lorenzo. Nossos alunos conheceram a trajetória dessa ativista ambiental, que cobra, com respeito, dos líderes mundiais o cuidado com os recursos naturais, o cumprimento dos direitos da criança e o desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável.

Um exemplo de superação é o jovem indígena e paratleta olímpico de taekwondo, Kau Claro. Após um acidente de trabalho, encontrou no esporte um novo sentido para sua vida. Nossos alunos ficaram encantados com ele e até pediram autógrafos.

Nosso convidado Eduardo Quintela compartilhou o trabalho que realiza com pequenos e médios produtores, promovendo práticas agroflorestais para a recuperação de áreas degradadas. Os alunos demonstraram conhecimento sobre desmatamento, queimadas e emissão de gases de efeito estufa.

Para encerrar nossa Jornada 2025, recebemos Silvana e os Patas Therapeutas, animais que auxiliam na recuperação de crianças hospitalizadas, interagem com idosos em instituições de longa permanência e levam carinho e atenção aos que mais necessitam. Naturalmente, foi um momento de festa e diversão!

Em 2026, teremos mais experiências como essas!
“Seja a mudança que você deseja ver no mundo!” — Mahatma Gandhi




Comentários
Nenhum comentário até o momento.
Erro ao cadastrar seu comentário, tente novamente!
Envie um comentário