Ser adolescente hoje em dia não é nada fácil!

Autor: Stance Dual School News Publicado: 23/04/2025
Em diversos contextos, reais e virtuais, observa-se um forte apelo ao fortalecimento de condutas individualistas, competitivas e consumistas, que pouco contribuem para o desenvolvimento de jovens solidários, tolerantes e respeitosos, com uma visão positiva de si mesmos e dos outros. 

Na Stance Dual, entre as diversas ações que promovem uma visão mais colaborativa de mundo, destaca-se a Equipe de Ajuda – projeto pautado nos estudos de José María Avilés –, formada por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Esses alunos dedicam parte de sua rotina semanal para atuar com os colegas como mediadores ou pontos de apoio em situações de conflito, colocando em prática a escuta ativa e o olhar atento às dificuldades alheias, com o objetivo de acolher e encorajar. 

Um dos propósitos da equipe é que seus integrantes desenvolvam sensibilidade para perceber os sentimentos e as necessidades dos outros, buscando agir de maneira solidária. Além do apoio oferecido em casos individuais ou com pequenos grupos, a Equipe de Ajuda participa ativamente de ações e projetos de convivência, propondo reflexões sobre os desafios nas relações entre os estudantes e reforçando a importância de atitudes positivas para a melhoria do clima escolar. 

Novos integrantes podem se juntar à equipe no início de cada ano. Para isso, há um processo composto por três etapas: indicação pelos próprios colegas (eleição), avaliação dos professores e da coordenação, e apresentação pessoal por meio de uma carta.
A seguir, apresentamos trechos de cartas escritas por alunos do 7.º ano que solicitaram ingresso na Equipe de Ajuda:
"(...) gostaria de participar da Equipe de Ajuda, pois quero aprender e me tornar uma pessoa melhor." 

“(...) gostaria de participar da Equipe de Ajuda. Eu gosto de ajudar as pessoas e também sou bom em separar brigas e conflitos. Estou disposto a ajudar qualquer aluno que precisar de ajuda. Sempre procurei ajudar e, participando da Equipe de Ajuda, acredito que eu seria uma pessoa ainda melhor."
“Acredito que sou uma amiga que sabe escutar e também sou bastante confiável. Seria um prazer participar dessa equipe e um enorme privilégio poder ajudar quem está precisando.” 

Sentimo-nos orgulhosos ao perceber que, após 11 anos da implantação desse projeto, vemos resultados significativos, que fortalecem os vínculos entre os estudantes, contribuem para a construção de um ambiente mais acolhedor, combatem o bullying e incentivam cada jovem a descobrir o valor de fazer o bem e crescer com essa escolha.



Comentários

    Nenhum comentário até o momento.

    Envie um comentário

    Novidades

    Veja mais

    Próximos eventos

    Veja mais

    Facebook

    Informações importantes sobre cookies
    Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nosso Política de Privacidade.