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Roda de Conversa 2024 foi um sucesso!
Nossa roda de conversa foi um sucesso! Neste ano, buscamos envolver ainda mais as famílias em um clima de diálogo para trocarmos experiências e informações sobre um assunto cada vez mais relevante: a nossa relação, e a de nossos filhos, com a tecnologia e as mídias digitais. Qual o papel da família e da escola na definição de critérios para o uso saudável dessas mídias?
No dia 20, recebemos Daniele Gazzotti, Sandra Guidi e Mayra Tavares para refletirmos sobre a importância do ócio e das frustrações como parte do desenvolvimento da criança e do adolescente, além da importância de estabelecer limites ao uso de telas e encontrar alternativas para um bom uso do tempo livre. Foram compartilhados exemplos e estratégias tanto do ambiente educacional quanto do familiar, visando uma mediação adequada em relação às questões da infância e da tecnologia.
No dia 22, com foco no papel da escola e da família com crianças mais velhas e adolescentes, buscamos discutir as diferenças entre o uso recreativo e o uso pedagógico/educacional da tecnologia. Recebemos Regina Prandini, Juliana Caetano e Jeanny Silva, que apresentaram questões como a abordagem da escola em relação ao uso da tecnologia em sala de aula e sua importância para o desenvolvimento de competências essenciais nos alunos, bem como estratégias para regular o uso recreativo das mídias em casa, com base na relação entre tempo e qualidade.
Para contribuir com essa discussão, anexamos três arquivos que podem trazer mais informações: uma reportagem do Estadão sobre o impacto positivo da redução de telas, um Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria e uma síntese do documento norteador do planejamento dos professores do Ensino Fundamental para uma integração intencional das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no currículo escolar, sempre alinhada à proposta metodológica e aos valores da instituição.
JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA
PRÁTICAS INTEGRADAS COM TECNOLOGIA NA STANCE DUAL
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