Xadrez e Jogos


Na Stance Dual, a prática do xadrez é vista como parte integrante da formação educacional. Em sala de aula, o jogo se transforma em instrumento pedagógico que proporciona o desenvolvimento harmônico de qualidades sociais, afetivas e intelectuais dos alunos, uma vez que demanda estratégias e condutas precisas.

Além disso, o lado lúdico do xadrez encanta e seduz os jogadores, servindo também como canal para o conhecimento em outras áreas do saber. Ao mesmo tempo, é um desafio que nos coloca mais diante de nós mesmos, de nossas capacidades e limitações, do que numa posição de enfrentamento com o adversário.

Próximo ao nosso mundo, ao nosso dia a dia, às nossas atividades lógicas e psicológicas, o xadrez está aberto a qualquer um que aceite o desafio do (re)conhecimento de si mesmo!

Os jogos de tabuleiro fazem parte do projeto curricular da escola do 1º ao 5º ano. A cada trimestre, os alunos aprendem novos jogos e vão enriquecendo seu repertório. Assim, ao final do Ensino Fundamental 1, já estão familiarizados com importantes jogos praticados em todo o mundo.

A aula de Jogos é quinzenal e se alterna com as aulas de xadrez. Normalmente, os jogos são ensinados em duas aulas: na primeira, os estudantes aprendem as regras e experimentam a partida; na segunda, já estão jogando pra valer e podem tirar dúvidas, ganhando mais experiência e desenvolvendo estratégias.