Xadrez e Jogos

 

“O xadrez é a ginástica da inteligência”
Goethe (1749–1832), poeta, romancista e cientista alemão.

Na Stance Dual, a prática do xadrez é vista como parte integrante da formação educacional. Em sala de aula, o jogo se transforma em instrumento pedagógico que proporciona o desenvolvimento harmônico de qualidades sociais, afetivas e intelectuais dos alunos, uma vez que demanda estratégias e condutas precisas.

Além disso, o lado lúdico do xadrez encanta e seduz os jogadores, servindo também como canal para o conhecimento em outras áreas do saber. Ao mesmo tempo, é um desafio que nos coloca mais diante de nós mesmos, de nossas capacidades e limitações, do que numa posição de enfrentamento com o adversário.

Próximo ao nosso mundo, ao nosso dia a dia, às nossas atividades lógicas e psicológicas, o xadrez está aberto a qualquer um que aceite o desafio do (re)conhecimento de si mesmo!

Confira no site fotos dos alunos jogando xadrez no recreio, nas aulas e em torneios.
Sandra Guidi
Professora de xadrez




Jogos de Tabuleiro ( Board Games )

As crianças na Stance Dual School viajam para diferentes países do mundo através de uma variedade de jogos de tabuleiro com diferentes propostas que ampliam o repertório e as habilidades cognitivas.

A aula de Jogos de Tabuleiro é curricular e complementa as aulas de Xadrez, no período do inglês. Os estudantes dão a volta ao mundo conhecendo jogos de diversos países e trabalham principalmente com três tipos de jogos: de estratégia, em que se usa o raciocínio lógico para ganhar; que envolvem sorte, em diferentes graus, com ou sem estratégia; e outros que exploram o aspecto social, que chamamos Jogos de Festa, que são usados com grupos maiores, de até 10 crianças.

O objetivo principal da aula é desfrutar da atividade trabalhando regras e estratégias, através da prática lúdica. Jogos que desenvolvem habilidades cognitivas, como atenção, concentração, resolução de problemas e outras capacidades, auxiliam no aproveitamento acadêmico. Os jogos abordam também o aspecto afetivo e social, pois as crianças devem respeitar os colegas, saber ganhar e perder e também lidar com a consequência de ações, tudo dentro do contexto da brincadeira.

A aula de jogos de tabuleiro em inglês tem ainda o objetivo de favorecer a comunicação na língua, pois os alunos aprendem as regras e estruturas das frases mais usadas nas partidas e devem utilizar a língua inglesa enquanto jogam.

Além disso, no horário do Play (recreio), também ficam disponíveis diversos jogos para as crianças aproveitarem em seu horário livre. Assim, os alunos da Stance Dual School jogam sempre e usufruem de uma atividade lúdica e educativa, em que se aprende brincando.


Luccia Ghisalberti
Professora de Jogos