Tecnologia Educacional no Ensino Fund. II


A Tecnologia Educacional no Ensino Fundamental II adquire uma maior maturidade, fruto do investimento realizado em anos anteriores. Nesse segmento há a consolidação de uma alfabetização midiática e informacional, da construção de um aluno autônomo, crítico, ético e responsável para assumir posições de liderança e gestão dos próprios projetos. 

O espaço semanal dedicado à disciplina de T.E passa a atuar no trabalho com gêneros e produções midiáticas as quais desafiam os alunos na aquisição de conhecimento não somente técnicos, mas teórico-conceituais como, por exemplo, noções de design multimídia. 

Para algo além do uso de ferramentas, o aluno atua na gestão dos próprios projetos de forma colaborativa.  Paralelamente, há também um olhar dedicado ao ensino da programação aplicada a projetos, sem abrir mão das dinâmicas que privilegiam o trabalho em grupo, a criatividade e a prototipagem fazendo uso de ferramentas diferenciadas.  A grande área de Design Thinking contempla o trabalho integrado das áreas de (iii) Design e (ii) Workshop, e visa a aquisição de novas habilidades importantes para o futuro tais como o repertório sobre design em suas diversas aplicabilidades, o uso de ferramentas profissionais de produção gráfica, a gestão de projetos e noções de empreendedorismo. 


As práticas integradas reforçam o compromisso com a construção de um currículo inovador integrado às disciplinas e irão oferecer novos gêneros para o trabalho em sala de aula, visando não somente o uso de ferramentas, mas também o trabalho de análise desses gêneros.