Projetos Sociais


A energia do jovem voltada para a educação transformadora


O eixo Ação social e voluntariado tem entre seus objetivos a mobilização e participação de toda a comunidade escolar em diversas ações solidárias. Tais ações podem configurar desde campanhas de arrecadação a projetos interdisciplinares.

A participação dos alunos de 1º ano nas campanhas de arrecadação é indireta, ou seja, eles ainda não serão responsáveis por sua organização, mas poderão contribuir doando itens solicitados. Para isso, é importante que, com a orientação dos pais, façam a seleção daquilo que será doado, considerando critérios como estado de conservação, adequação à faixa etária, frequência de uso, etc.

As turmas de 2º ano estreiam no trabalho social com a montagem das sacolinhas de roupas para as crianças das creches Aconchego, no final do ano. Orientados principalmente pelos professores, os alunos organizam-se a partir de um dos projetos de História, em que estudam os Direitos Universais das Crianças e um dos pilares de Educação Financeira, a doação de tempo e talento. O projeto termina com a visita às creches Aconchego I e II, que acontece em dois dias distintos. No primeiro, visitam a creche para conhecer e interagir com as crianças; e no segundo, propõem atividades de recreação aos visitados, além de levarem as sacolinhas montadas e decoradas. Com essa campanha, pretende-se transmitir aos alunos o valor de envolver-se com ações solidárias.

O 3º ano, tradicionalmente, responde pela Campanha do Livro, que acontece normalmente em abril, quando lembramos o nascimento de Monteiro Lobato. A intenção é oferecer livros arrecadados para instituições carentes da região central (inclusive as creches Aconchego I e II) e criar uma oportunidade de exercitar trocas entre os alunos. A ideia da feira de troca se baseia em princípios da economia solidária: substituir o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação; valorizar o trabalho, o saber e a criatividade humana e não o capital e sua propriedade.


Entre as campanhas promovidas pelo 4º ano, destacam-se a do Brinquedo e a do Leite. Os alunos trabalham em prol da arrecadação de brinquedos e leite para instituições carentes. O projeto termina com a visita às duas unidades da Creche Aconchego, momento em que as crianças propõem atividades de recreação aos visitados e fazem a entrega dos itens arrecadados. Além das creches, em 2015, pudemos atender onze instituições diferentes com uma farta doação para cada uma.


No 5º ano, destacam-se as campanhas dos Pés Protegidos (maio) e a de final de ano, quando acontece a arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas, além da reciclagem de cadernos e da feirinha de livros usados no Fundamental 2.

Os alunos de 6º ano desenvolvem sua ação junto ao Laramara (Associação de Assistência a Deficientes Visuais) e o 7º ano trabalha em atividades de integração com alunos da Escola Helen Keller (para crianças portadoras de deficiências da áudio-comunicação). No 8° ano, os alunos envolvem-se com a temática do envelhecimento e do papel do idoso em nossa sociedade. O projeto parte das memórias e vivências familiares para aproximar-se da realidade vivida pelos moradores do Lar de Idosos Vivência Feliz. Os alunos do 9º ano desenvolvem um projeto junto aos esportistas da ADD (Associação Desportiva para Deficientes). 

  • O incentivo à formação da postura de voluntariado reforça o papel da escola como centro de cidadania e tem por objetivos:

    • Contemplar a dimensão social e comunitária da educação.
    • Potencializar novos mecanismos de participação dos adolescentes e consolidar os já existentes.
    • Garantir um espaço de discussão, reflexão e proposição mais livre e autônomo do que habitualmente experimentado em sala de aula.
    • Propiciar vivências que contribuam para a construção de vínculos com pessoas e realidades diferentes das suas.
    • Promover atitudes e valores em favor do respeito às diferenças individuais, da solidariedade e da autonomia de ação.


    Projeto de Ação Social Laramara - 6º ano


    Projeto de Ação Social Helen Keller - 7º ano


    Projeto de Ação Social Associação Vicente Vila Mascote - 8º ano


    Projeto de Ação Social  ADD (Associação Desportiva para Deficientes) - 9º ano