Projeto Político Pedagógico


Princípios e Currículo Integrado Bilíngue

O Projeto Político Pedagógico da Escola Stance Dual prioriza os seguintes aspectos: os compromissos assumidos pela escola, a opção de ensino-aprendizagem, os princípios norteadores, a concepção de currículo integrado, o currículo bilíngue português-inglês, a pedagogia de projetos, entre outros.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) estabelece diretrizes e procura traçar os principais critérios para as ações na escola. Através dele, todos têm a possibilidade de compartilhar os interesses que unem escola e comunidade.
O PPP da Escola Stance Dual está pautado por uma opção de ensino-aprendizagem voltada à construção compartilhada e colaborativa de conhecimento que considera o desenvolvimento, a educação e a cultura de forma integrada. Essa concepção organiza-se em torno de três ideias fundamentais, quais sejam:

• A importância da atividade e do desenvolvimento mental construtivo do aluno na realização de aprendizagens escolares.
• A concepção de aprendizagem escolar como processo de construção conjunta do conhecimento.
• A promoção da análise de elementos da realidade para possibilitar ao aluno novas formas de pensamento, de inserção e de atuação crítica em seu meio.

Todas as ações da escola envolvem:
• O trabalho, em português e em inglês, com conhecimento social, cultural e histórico, a partir da ação dos alunos para o desenvolvimento de hipóteses, para a elaboração de explicações e para a apresentação de opiniões.
• O desenvolvimento da colaboração entre os participantes (alunos, professores, coordenadores e outros) no processo de ensino-aprendizagem como essencial para que os alunos possam entender como agir em sociedade de forma mais humana e comprometida com os demais.
• A atenção à integração entre o conhecimento real já desenvolvido pelos alunos em suas experiências pessoais e o conhecimento potencial acumulado pela sociedade e pela ciência ao longo da história.
• A preocupação com a articulação entre o saber escolar e as práticas sociais que compõem o universo diversificado de possibilidades de ação de nossos alunos.
• A consideração pelos temas transversais de importância fundamental para a melhor ação no mundo, tendo como eixo questões ambientais.
• A utilização autônoma dos recursos tecnológicos e pedagógicos disponíveis para a ação no mundo.

A realização de um PPP pautado pelos princípios acima torna necessário um currículo integrado. A opção por esse tipo de currículo, segundo Sacristán (2000), possibilita o ensino interdisciplinar e exige do professor a capacidade de inter-relacionar conhecimentos diversos, para que tenham um sentido coerente para o aluno que os vivencia.