Natação na Stance Dual

Natação

A natação é um dos esportes mais completos. Quando bem administrada e com todos os cuidados necessários vem a ser uma atividade que poderá ser praticada desde a infância até a velhice.
No que diz respeito ao desenvolvimento da criança, a natação inicia uma aventura inédita, significa uma aprendizagem sem par, a de adaptar movimentos a um novo meio: o líquido. As sensações são reestruturadas, o peso revisto, o equilíbrio é alterado… todas essas adaptações tornam-se indispensáveis numa proposta completa de desenvolvimento.

Iniciar as aulas de natação significa, portanto, uma nova adaptação da criança, porque ela participará de um grupo social diferente, longe de seu pais, numa situação de aprendizagem específica.
Por isso, todas as propostas do Curso de Natação respeitam com seriedade o nível de desenvolvimento de cada criança. Não se pode exigir que elas aprendam habilidades específicas (nadar tecnicamente num estilo, por exemplo) antes que atinjam o pensamento lógico.

O trabalho realizado com as crianças da Educação Infantil é o da descoberta do eu, da consciência corporal, da lateralidade, do equilíbrio, da integração social, respeitando companheiros e encontrando nas aulas um ambiente agradável que lhes proporcione prazer, alegria, motivação e sua total participação. Para que isso seja alcançado, o Kinder 2 e 3 realizam atividades lúdicas como rodas cantadas, histórias e ainda utilizam materiais para melhor adaptação ao meio líquido. Já no Kinder 4 e 5, as aulas apresentam uma estrutura mais formal, utilizando diferentes materiais e buscando proporcionar vivências que tragam autonomia na parte mais funda da piscina, sem deixar de lado a ludicidade.

Com os alunos já adaptados ao meio líquido, no Ensino Fundamental, as aulas se voltam para o aprendizado dos nados crawl, costas, peito e borboleta. Nessa etapa, novos desafios surgem e a principal característica da aula é a natação esportiva. São propostas atividades para aprimorar técnicas a fim de que o aluno chegue ao 5º ano com domínio dos quatro estilos e, ao mesmo tempo, tenha consciência da importância da prática esportiva em benefício da saúde.