EDUCAÇÃO BILÍNGUE MULTICULTURAL


A Stance Dual School tem 28 anos de experiência em Ensino Bilíngue, com o objetivo de formar estudantes para se inserirem num mundo globalizado multicultural por meio da imersão na língua inglesa e na cultura anglófona. Dessa forma, desenvolve-se a comunicação nas diferentes áreas de conhecimento, proporcionando vivências em projetos diversos que, num currículo integrado, propõem um aprendizado contextualizado e a resolução de problemas em situações reais.

A proposta pedagógica bilíngue da escola se caracteriza pelo uso da língua inglesa, assim como da portuguesa, não só como tópico a ser aprendido nas aulas de linguagem, mas como o instrumento de ensino de diferentes conteúdos nas diversas áreas do conhecimento. No processo de ensino-aprendizagem de Matemática, por exemplo, o aluno está simultaneamente aprendendo o conceito matemático e a língua necessária para constituí-lo. Nesse sentido, a língua aparece como base na relação entre os sujeitos e entre esses sujeitos e os objetos de conhecimento que estão em negociação. 

O termo multicultural implica o trabalho com as diferenças e com a amplitude de vozes e linguagens. Em outras palavras, centra-se na criação de possibilidades de convivência de culturas múltiplas e de construção de línguas e outras formas multimodais constituindo repertório para lidar com a diferença, entendendo que somos todos diferentes. 

Os alunos são imersos no universo anglófono desde o Kinder 2 e depois alfabetizados em língua portuguesa e inglesa, sendo levados, assim, a refletir e a agir em duas línguas, uma influenciando a outra o tempo todo. No Ensino Fundamental 1, aprimoram a oralidade e a escrita em ambas as línguas por meio de projetos contextualizados e significativos, sem deixar de lado a descontração e a informalidade. 

Já no Ensino Fundamental 2, os estudantes têm pleno domínio da língua inglesa e passam a ser protagonistas de seus projetos acadêmicos e empreendedores de ações sociais importantes, integrando diversas disciplinas do currículo. Essa vivência bilíngue fortalece a tomada de decisões e possibilita iniciativas, levando, portanto, a um exercício de vida que empodera os jovens.

Ainda, complementando o projeto pedagógico, a escola oferece a possibilidade de os alunos prestarem exames da Universidade Cambridge, obtendo certificação em nível FCE e CAE, e participarem de uma vivência internacional no Programa Canadá, em Victoria, que consiste num intercâmbio de dois meses morando casas de família e frequentando escolas locais.

Além do português e do inglês, o espanhol é introduzido na Stance no 4º ano. Para aprofundar-se nessa língua, no 6º ano, os alunos têm a opção de participar do Programa Internacional Argentina, em Rosário. E depois, no 8º ano, prestam o DELE, primeiro exame em língua espanhola, impulsionando-os a continuar os estudos ao saírem da Stance.

Nossos alunos saem do 9º ano como cidadãos globais, com personalidade, maturidade e desenvoltura notável na língua inglesa, prontos para se lançar ao futuro e obter bons resultados no Ensino Médio. A Stance forma indivíduos bilíngues e competentes, com valores sólidos para serem críticos, criativos, bem-sucedidos e, acima de tudo, FELIZES.