Composteira da Stance Dual


A área de Ciências Naturais no 5ºano tem entre seus objetivos o estudo de microrganismos e a investigação do uso sustentável dos recursos naturais. Em parceria com as aulas de Educação Ambiental, durante o encontro do Dual Day, no dia 04 de abril, foi realizada a revitalização da composteira da escola, com a parceria do senhor Renato, nosso jardineiro.



Depositando cascas de legumes e frutas do refeitório da escola.

Atualmente, a produção de resíduos é considerada um dos grandes problemas ambientais. O foco do trabalho em nossas aulas de educação ambiental é repensar a produção diária de resíduos em casa e na escola e refletir sobre possíveis estratégias para a redução.

A compostagem permite reduzir a quantidade de resíduos que são enviados para os aterros sanitários. Outro benefício é a produção de adubo decorrente do processo biológico através do qual microrganismos (fungos e bactérias) e insetos decompõem a matéria orgânica numa substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra– o composto.

Esse processo é muito importante, pois podemos reciclar resíduos vegetais que teriam como destino final o aterro sanitário. Ao realizar a compostagem, produzimos um fertilizante natural que não polui o solo com produtos químicos e serve para as plantas crescerem saudáveis. 



Cobrindo os restos de frutas e legumes com terra.

A composteira da Stance Dual,no decorrer de sua história, chegou a produzir 50 quilos de terra adubada que foi utilizada na revitalização dos jardins da escola.