Pais! Seus Filhos dependem de vocês.

Pais!  Seus Filhos dependem de vocês.

Já ouviram falar nos YOUTUBERS?

O que são youtubers?

Com o surgimento do Youtube em 2005, as pessoas passaram a possuir um espaço na rede para se expressar. Em pouco tempo, diante do número crescente de usuários, passou a ser uma ferramenta de publicidade. Dessa forma, não apenas anúncios foram colocados como também, e principalmente, pessoas foram contratadas para falar sobre produtos, serviços, ideologias, etc. O Youtube tornou-se algo muito lucrativo para os youtubers, que são pagos para propagar todo tipo de mensagem. E estas mensagens, grande parte das vezes, caminham na contramão do que acreditamos ser ideal na criação de seres humanos íntegros, justos e empáticos. 

Essas pessoas, que atuam no Youtube patrocinadas por diferentes instituições, são chamadas de youtubers. São a nova aposta do marketing, pois falam diretamente com o público-alvo. Com discursos apropriados e diversos apelos multimidiáticos, os jovens youtubers têm um enorme poder de influência sobre adolescentes, jovens e até mesmo adultos. Que dirá sobre as crianças! 

Internet não é brinquedo. O quão estranho seria deixar uma criança de 7 anos com o controle remoto “zapeando” uma televisão cujo conteúdo é totalmente aberto? Qual é, então, a motivação para que os pais de hoje em dia não se preocupem com o acesso ao Youtube pelos filhos? Afinal, o Youtube dá acesso a conteúdos infinitamente piores e que burlam as indicações etárias. E ainda mais preocupante, dá acesso aos youtubers, uma nova geração de formadores de opinião conhecidos como influenciadores digitais.

O Youtube é uma janela para o mundo. Ele é alimentado por qualquer pessoa, com qualquer valor moral e propósito. A adequação do conteúdo ao público-alvo é um desafio até para o próprio Google, que continua investindo em ferramentas para análise de conteúdo impróprio. Por que isso não seria uma enorme preocupação para nós, pais? 

“Não adianta a luta diária para educar os nossos filhos se eles assistirem ao Felipe Neto”

Como agir?

Não se trata de proibir, mas de criar regras claras e definidas para cada faixa etária e definir os objetivos para o uso da tecnologia. No caso dos youtubers, eles são, no geral, inapropriados para crianças. Os youtubers mirins, crianças na faixa de 6 a 13 anos, costumam postar material mais inofensivo, mas ainda assim podem retratar realidades que não estão de acordo com os valores da família e devem ser problematizados.

O combate ao mau uso da tecnologia e das ferramentas de comunicação se faz na parceria entre escola e família.  Lembrem-se, a diferença entre o bom e o mau uso está na mediação, e a responsabilidade disso, em casa, é dos pais. 

“Influenciadores Digitais”
Pesquisa de Iniciação Científica da aluna Paola Colonezi, da Stance Dual School, sobre Influenciadores Digitais e o impacto na vida dos adolescentes. 


Comentários

    Nenhum comentário até o momento.

    Envie um comentário

    Novidades

    Veja mais

    Próximos eventos

    Veja mais

    Facebook

    Informações importantes sobre cookies
    Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nosso Política de Privacidade.